sexta-feira, 2 de março de 2012

Wes Anderson



Ultimamente, sempre que alguém me pede indicação de filmes ou diretor, minha resposta tem sido quase automática: Wes Anderson.
Muito dessa resposta categórica vem do fato de há pouco tempo eu ter finalmente assistido toda sua filmografia(como diretor) e ter confirmado a suspeita que existe um estilo peculiar e uma identidade muito forte inerente a todos seus filmes. Não entrarei em demagogias mas parece-me cada vez mais raro encontrar em um diretor o meio termo entre as produções hollywoodianas adequadas à indústria da cultura e ao ostracismo e obscurantismo do cinema indie. Wes Anderson está ali, bem no meio.
Difícil acreditar que, com elenco como: Bill Murray, Owen Wilson(presente em todos filmes), Luke Wilson e Adrien Brody(que ultimamente despontou de vez até para "filmes de ação"), e com grande distribuições, se encontre um filme de visão particular, desvinculado aos moldes do mass media.
Não se trata de um filme em especial, visto que o diretor gosta muito de trabalhar com os mesmos atores em vários projetos. Parcerias são presentes também na escrita: Owen Wilson escreveu com Anderson seus três primeiros filmes (Bottle Rocket, Rushmore e The Royal Tenembaums), Noah Baumbach participou da mesma forma em The Life Aquatic with Steve Zissou e Fantastic Mr. Fox, além de Anderson ter produzido The Squid And The Whale de Baumbach.
Seus filmes trazem uma perspectiva quase sempre plana da vida e complicações humanas, ao passo de que são inundados de humor(sutil), belas fotografias e roteiros pouco convencionais em sua estrutura.
Para um espectador desavisado, seria fácil confundir a planificação intencional de seus personagens com más atuações, sua aparente leviandade ao tratar drama de forma tão humorada e humor de forma tão dramática com uma falta de definição. Wes Anderson traz uma proposta quase ingênua e de certa forma acurada a respeito da liberdade autoral em fazer cinema "grande" e da vida.
É quase de um amadorismo profissional. Muito bem acertado e intencional, em seus mínimos detalhes.

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